A ter uma visão diferenciada na conduta a ser realizada em situações de emergência, sendo ela de cunho traumático ou clínico.
– Aspectos legais: ética; deveres, responsabilidades (negligência, imperícia e imprudência), características, obrigações, formas de consentimento (implícito, explicito e abandono);
– Noções de anatomia e fisiologia (conhecimento básico dos principais sistemas do corpo humano: respiratório, digestório, circulatório, nervoso central, geniturinário, músculo-esqueletico, tegumentar);
-Material de socorro (de avaliação, imobilização, reanimação, proteção individual e diversos);
-Avaliação Geral do Paciente (avaliação da cena, avaliação primaria, avaliação secundaria, monitorização e reavaliação);
– Reanimação cardiopulmonar e Obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE);
– Lesões em extremidades (fratura, luxação, entorse, identificação, tratamento e improviso);
– Queimaduras (classificação quanto a profundidade, extensão, gravidade e tratamento);
– Hemorragia (classificação anatômica e clínica, tipos, técnicas de controle e tratamento);
– Emergências clínicas (sincope/desmaio, epilepsia, convulsão, angina pectoris, infarto agudo do miocárdio);
– Rolamento (90°, 180°, elevação a cavaleira);
– Transporte (apoio simples e duplo, cadeira, com coberto, arrastando pelos membros, técnica bombeiro, fado, arrastando pela roupa).
É repassado para o aluno todo conhecimento teórico/prático das ações que devem ser tomadas diante de uma situação de emergência com ênfase na: avaliação da cena (identificar a situação, utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), segurança pessoal, o acionamento rápido dos serviços de emergências (CBMDF-193, SAMU-192), os primeiros cuidados que serão disponibilizados ao cliente/paciente com a preocupação de não agravar as lesões pré-existentes, tudo isso embasado em uma das melhores bibliografias utilizadas hoje no atendimento pré-hospitalar que é o “Prehospital Trauma Life Support, PHTLS”, aliado a muita prática do conteúdo teórico aplicado.